PROJETO FILIPOS

A desigualdade social no Brasil, em termos da distribuição de riqueza e de renda, tem contribuído para a exclusão social e para a desumanização, de modo especial, dos grupos mais vulneráveis e carentes. Pessoas historicamente negligenciadas pelo Estado e pela sociedade experimentam níveis crescentes de violência que os afeta. É preciso, neste sentido, iniciativas e mecanismos de humanização e de inserção social de todos, por meio da redução da desigualdade social e da oferta de oportunidades dignas. Na falta de políticas públicas ou de aplicação efetiva das mesmas, cabe à sociedade civil iniciativas que visem superar tais problemas. Neste esforço de capacitação humana, o projeto busca oportunizar estudo e trabalho por meio de iniciativas particulares e de empresas parceiras. Mais que investir na dimensão humana, procura-se fomentar a fé e a esperança. Neste sentido, temas fundamentais da experiência humana como o sentido da vida, o valor da educação, do trabalho, da fé e da existência do Criador serão contemplados, neste trabalho voluntário, a fim de reconciliar o homem consigo mesmo, com o outro e com Deus. 

Uma experiência de amor

Significado do nome "Filipos"
O projeto recebe o nome da cidade de Filipos e faz referência ao evento narrada na Sagrada Escritura, livro dos Atos dos Apóstolos, onde Paulo e Silas estavam privados de liberdade. Ali cantavam, rezavam e anunciavam a Boa Nova de Cristo Jesus. Assim, o projeto pretende ser sinal de esperança e de vida nova aos adolescentes que cumprem medidas sócio educativas.

Objetivo geral
Promover iniciativas de valorização do adolescente em situação de privação de liberdade contribuindo com seu desenvolvimento pessoal, educacional, religioso e profissional

Local
Bonsucesso

Objetivos específicos
- Desenvolver atividades de conscientização sobre o sentido da vida, o valor da fé e da esperança.
- Oferecer atividades socioeducativas, envolvendo – com o apoio de parceiros – cursos profissionalizantes, orientação profissional e vocacional, bem como modelos de atitudes adequadas para sua atuação profissional.
- Encaminhar para seleção de pessoal e proporcionar – com o apoio de parceiros – oportunidades profissionais e laborativas. 
- Buscar junto aos parceiros e familiares dos adolescentes os meios e os recursos para a satisfação de suas necessidades.
- Promover atividades de autoconhecimento, com vistas a elevar a autoestima do indivíduo.
- Orientar e apoiar o encaminhamento dos jovens para a continuidade e conclusão do ensino formal, fomentando o desejo de aprender e de valorizar o conhecimento.

Participe dessa obra de amor